Obstrucao das vias aereas
Isabela Costa
Natale Emanuelle Melcher
Rosemary Alves Ramos dos Santos
OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS
ENGASGAMENTO POR CORPOS ESTRANHOS
FAM – FACULDADE DE AMERICANA 2013
OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS E MANOBRAS DE DESOBSTRUÇÃO
A obstrução das vias aéreas é definida como a dificuldade da passagem do ar para os pulmões devido a algum obstáculo em qualquer região das vias aéreas.
A causa mais frequente de obstrução das vias aéreas na vítima inconsciente ou com alteração do nível de consciência é a queda da própria língua. Isso ocorre devido ao relaxamento das estruturas musculares que sustentam a língua, resultando em sua queda em direção à faringe, impedindo a passagem de ar.
As vias aéreas, também, podem ser obstruídas por corpos estranhos, que podem impedir a passagem de ar. Esta situação é definida, popularmente, como engasgamento e as causas mais comuns são: próteses dentárias mal posicionadas; ingestão de alimentos sólidos que não foram devidamente mastigados; vômito seguido de aspiração para as vias aéreas e sangramento intenso na cavidade oral.
Além disso, situações como o choque anafilático, queimaduras que envolvem a região da cabeça ou inalação de produtos químicos irritantes à mucosa das vias aéreas podem causar edema e estreitamento com conseqüente dificuldade à passagem do ar.
Os principais sinais e sintomas que podem ser apresentados por uma vítima com obstrução das vias aéreas incluem: Ruídos respiratórios anormais (roncos, chiados); Dificuldade para respirar; Dificuldade ou incapacidade de falar (de emitir som/ voz); Cianose de extremidades; Agitação ou inconsciência; Nas crianças e bebês, tosse e choro anormais (fracos ou ausentes).
Os corpos estranhos podem provocar obstruções leve (parcial) ou grave (total) das vias aéreas. Na obstrução leve: as vias aéreas encontram-se parcialmente obstruídas, ou seja, o ar passa, porém, com dificuldade (a