Observação a uma criança
Ano Letivo 2012/2013
Lisboa, Janeiro de 2013
Índice
Introdução3
As Relações com os Pares4
Desenvolvimento Infantil6
A Împortância da Observação8
O que Observamos9
Relatório da Visita11
As Relações entre Iguais12
Conclusão13
Bibliografia14
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pela professora ?? no âmbito da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento. Foi fornecida uma grelha de observação, com o objectivo de nos ajudar a conhecer o desenvolvimento da criança relativamente a relação que a criança estabelece com as outras crianças dentro da mesma faixa etária.
A observação foi feita com uma criança de 39 meses de idade, no convívio entre outras, no seu quotidiano. Esta foi realizada em dois dias, num período de cerca de uma hora, dentro da sala de aula.
Através da técnica de observação pode se compreender algumas habilidades desenvolvidas na criança a nível físico, cognitivo e psicossocial.
O desenvolvimento da criança é um factor relevante em todos os aspectos, pois é necessário que a criança tenha um bom desenvolvimento, por isso é fundamental oferecer condições à criança para ter um desenvolvimento sócio-afectivo adequado e desenvolver também a sua capacidade de aprendizagem.
As Relações com os Pares
Como nos refere o livro de “Desenvolvimento psicológico e educação”, os pais não são os únicos agentes de socialização das crianças . As crianças são expostas ao contacto com amigos no contexto escolar, cada vez mais cedo, pois os pais têm de ir trabalhar e não tem ninguém com quem deixar as suas crianças.
É importante, a criança se sentir bem onde se encontra e com quem está, por isso é que a relação entre pares tem uma extrema importância, pois ajuda a criança a integrar-se mais facilmente nas brincadeiras e jogos. Esta relação que se mantém entre os pares vai sendo alterada durante o desenvolvimento da criança, e para cada criança, a relação de “amizade” tem um significado