Observação sistemática
A sala de aula é a sala de aula das instituições escolares,é um local específico destinado á atividades específicas de ensino-aprendizagem de saberes também específicos,em níveis e complexidades diferenciados,através de metodologias apropriadas,e que só tem sua peculiaridade assegurada na medida em que professores e alunos garantem,nela,a execução real destes objetivos ao qual se destina.A sala de aula não é aquele espaço físico inerte da instituição escolar,mas aquele espaço físico dinamizado prioritariamente pela relação pedagógica.
O objetivo deste trabalho é fazer uma observação sistemática deste local.
Recorte do objeto
O estudo em questão tinha como objetivo,a observação sistemática do local escolhida.
O local escolhido foi a sala de aula ,localizada na Faculdade Puc Minas ,no campus do Coração Eucarístico,na Av. Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico - Belo Horizonte - MG - CEP 30535-901,localizado no prédio número 13,de Comunicação Social,na sala número 201.
A observação precisa ser construída, em cada projeto, com elementos teóricos e dados empíricos da realidade que se pretende estudar, isto é, sua delimitação depende de um extenso trabalho de campo que apresente o quadro de características pertinentes ao conjunto dos sujeitos em estudo.
A sala de aula é algo extremamente necessário ,pois é a maneira criativa pela quais os homens garantem o ensino-aprendizagem,a educação ,em um universo cultural cada vez mais complexo,e próprio de cada sociedade,uma vez perdidas,historicamente,as condições de educação meramente difusa,informal ou não-formal.
Metodologia
Etnográfico:
Roberto da Matta dá ênfase a três estágios que se passam na pesquisa de campo: A primeira fase, inundada de conhecimento teórico-científico cru, etéreo, abstrato, seco e valorizado, a segunda fase, o período prático, no qual as únicas preocupações são pragmáticas, e a terceira fase da pesquisa, quando se está efetivamente no local, a que se encontra entre a