Observação em sala de aula: A relação do corpo docente x aluno
Professora: Ana de Medeiros Arnt
Disciplina: Estágio Supervisionado em Licenciatura I
Observação em sala de aula: A relação do corpo docente x aluno
Introdução
O Estágio Supervisionado está inserido na estrutura curricular dos cursos superiores de licenciatura, sendo de natureza obrigatória, tendo como finalidade complementar a formação dos acadêmicos, inserindo-os na realidade do seu campo de trabalho, oferecendo a oportunidade de se aprofundarem numa determinada área e conhecer pessoas que possam contribuir para sua formação, preparando-os desta forma para o exercício profissional (ANTONIO et al., 2008).
O estágio supervisionado vai além das exigências acadêmicas. Ele oferece oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser uma importante ferramenta de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).
O estagio além de ser um período de aprendizado, é ainda onde as dúvidas aparecem. A observação nos permite a interação na escola, observar a estrutura, seu funcionamento e sua organização (MACHADO, 2011).
Os professores, são comprometidos com a produção do conhecimento em sala de aula, desenvolvem com seus alunos um vínculo muito estreito de amizade e respeito mútuo pelo saber. Professores que não medem esforços para levar os seus alunos à ação, à reflexão crítica, à curiosidade, ao questionamento e à descoberta. Porém o autor ainda destaca que nem sempre isto é praticado nas salas de aula, pois nos dias atuais o que mais impera é um total descaso pelo ato de lecionar e aprender. Já não há mais o respeito mútuo entre discentes e docentes, além da indisciplina ser constante em sala de aula (SIQUEIRA et al., 2013).
Neste artigo apresentarei uma análise sobre observação da escola, apresentando as percepções e análises pertinentes a da docência no ensino fundamental, onde foi observados aspectos quanto comportamento de alunos e professores durante as aulas, assim o estágio a partir