Observação dos principios de bernoulli
Introdução 2
Teoria de Daniel Bernouli 2
Objetivo 3
Geral 3
Específicos 3
Material usado 3
Princípio de funcionamento 3
Ordem de Execução 3
Resultados 4
Tabela 1 4
Tabela 2 4
Tabela 3 5
Gráficos da carga total ao longo do venturímetro para os três casos de 5
Gráfico referente a tabela 1 6
Gráfico referente a tabela 2 6
Gráfico referente a tabela 3 7
Discussão de resultados 7
Conclusões 8
Introdução
Com ensejo de completar a comporte teórico-prático, os estudantes de qualquer assunto relacionado com ciências de engenharia devem de seguida vivenciar o assunto estudado em sala de aula no laboratório, de modo a tenderem suas próprias conclusões sobre o assunto, quem sabe ate alacarem novas descobertas, face a esta crucial importância, os estudantes do terceiro nível do curso de licenciatura em engenharia mecânica e transportes na cadeira curicular de sistema hidraulicos e pneumaticos realizaram a aula laboratorial 1 de caracter progamado, com o tema singia se no estudo de comportamento dos fluidos em movimento(Agua), tendo como pilar do estudo estudos feitos pelo cientista Daniel Bernouli.
Teoria de Daniel Bernouli
Daniel Bernoulli fez estudos relactivos a fluidos em movimento atraves de um tubo de seccoes caractericas diferentes (ver fig.1) e concluiu que em condições estacionárias de movimento: 1. Onde a velocidade se eleva a pressão baixa; e 2. Onde a velocidade baixa a pressão se eleva.
Ou seja, a diminuição da área de escoamento do fluido condiciona a diminuição da Pressão, entretanto, aumento da velocidade de escoamento, e o aumento da área do escoamento condiciona a situação inversa (pressão aumenta e a velocidade diminui)
[pic]
Figure 1
As derivações de Bernoulli referiam-se a fluidos invíscidos (i.e., sem efeitos de fricção). As partículas dos fluidos foram analisadas ao longo das linhas de corrente (linhas tangentes a velocidade da partícula em escoamento).