OBSERVAÇÃO DE CÉLULAS DO TECIDO EPITELIAL
ALUNAS: FERNANDA ALE E MILENA LEHN
1º ANO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE HISTOLOGIA
Trabalho apresentado á disciplina de Histologia Humana, para obtenção de nota parcial do 1º semestre.
Professora: K. S
GUARAPUAVA
2014
INTRODUÇAO
O tecido epitelial é constituído por células justapostas e serve para cobrir o organismo, fazer o revestimento das partes internas e externas do corpo, revestir superfícies, secretar moléculas, transportar moléculas ou íons entre dois compartimentos. O epitélio cobre a superfície do corpo e reveste cavidades ou canais, também participa da formação de glândulas.
Existem dois tipos de epitélios;
Epitélio de Revestimento: é organizado em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou revestem as cavidades do corpo e são classificados quanto ao número de camadas e formato celular. Os epitélios de revestimento podem ser classificados em simples, estratificado e pseudo-estratificado, já quanto à forma, as divisões são feitas em pavimentoso, cúbico, prismático (colunar ou cilíndrico) e transição.
Tecido epitelial glandular: onde existe dois tipos de células glandulares, unicelular que a secreção é elaborada apenas por células especializadas ocasionais e multicelular que a secreção é realizada por um conjunto de células. Quanto ao local onde a secreção é lançada temos as endócrinas que as glândulas não possuem ductos, (corrente sanguínea, atua sobre tecidos distantes do local de sua produção) e exócrinas onde as glândulas possuem ducto excretor que transporta a secreção produzida para o meio externo, seja a superfície do corpo ou para o interior (lúmen) de um órgão.
DESENVOLVIMENTO
Observarmos no microscópio os seguintes tipos de lâminas:
Intestino delgado
Pele de rato (pele grossa)
Esôfago/traqueia
Bexiga
Língua
1ª lamina – Intestino delgado: cilíndricos simples com células caliciformes;
100x: Vimos as vilosidades que são envaginações da mucosa