Observação de comportamento
O trabalho foi feito em Escola de educação infantil que atende 67 crianças entre 3 e 6 anos de idade da classe “D” foi observado 1 criança do sexo masculino branca de 5 anos de idade, que brincava com a bola. O objetivo foi observa-la em 10 minutos no intervalo de cada 15 segundos se elas seguravam a bola com as mãos, o método usado foi Registros a Intervalos.
Segundo Cordazzo e etc (2008), observar crianças brincando requer planejamento e sistematização assim definiram comportamentos que serão observados. Sistematizando conseguimos auxiliar na organização do procedimento.
De acordo com Cordazzo (2008), usar a observação como instrumento para coleta de dados, requer uma série de decisões, como a definição do que será observado, onde, com que frequência e como será feito o registro.
Conforme mostra Cordazzo (2208) brincar na escola é uma forma de auxílio para professores e profissionais da psicologia, a estimular e desenvolver a aprendizagem da criança, coloca-se em prática conceitos do construtivismos , onde a participação ativa é divertida e prazerosa, ela se caracteriza como um dos mais importantes processos em que se desenvolvem as capacidades e potencialidades da criança, brincando elas testam suas habilidades, sua interação social, elaboram estratégias e resolvem conflitos, não deixando de lado o lado cultura dela.
Para os profissionais que lidam com estas crianças é possível conhecer o ritmo de cada uma, suas necessidades e níveis de desenvolvimento é o que nos mostra Cordazzo (2008)
Método
Registro a Intervalos
Onde observamos no final de 15 a 15 segundos para ver se a ação pegar na bola foi realizada.
Sujeito
O sujeito foi uma criança de 5 anos de idade do sexo masculino, frequentando a pré escola de um colégio publico. A criança apresentava desinteresse por tarefas escolares e tendo um interesse grande em brincar com a bola.
Situação
O estudo foi realizado em situação natural na escola do sujeito especificamente