Observação de bactérias do iogurte
Introdução:
As bactérias são seres unicelulares procariontes que integram o reino Monera. Podem ser encontradas em diferentes meios sobrevivendo na presença de água e alimento. As bactérias podem viver isoladas ou agrupadas formando colónias. Nesta experiência vai ser utilizado iogurte, visto que na sua constituição estão presentes bactérias que facilmente são visualizadas a partir da experiência. O iogurte é geralmente obtido pela fermentação do leite, por acção de duas bactérias – Streptococcus thermophilius e Lactobacillius bulgaricus – que transformam a lactose (o açúcar do leite) em ácido láctico. Um dos aspectos positivos é o facto de estas duas bactérias conseguirem manter no organismo um meio ácido que impede o desenvolvimento de outros microorganismos e leveduras prejudiciais que podem causar infecções. Os objetivos do trabalho são a observação e identificação dos tipos de bactérias no iogurte.
Conceitos:
Bactérias: organismos unicelulares, procariontes, que podem ser encontrados de forma isolada ou em colónias e pertencentes ao reino Monera. São microorganismos constituídos por uma única célula, sem núcleo, nem organelos membranares.
Seres unicelulares: seres vivos constituídos por umaúnicaó célula. Podem ser células procarióticas, como as bactérias, ou eucarióticas, como a amiba.
Seres procariontes: organismos unicelulares que não apresentam o material genético delimitado por uma membrana e que se reproduzem de forma assexuada, por meio da divisão binária.
Reino Monera: reino animal formado por seres muito simples, unicelulares e procariontes, como por exemplo as bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.
Colónia: tipo de cooperação intra-específica, na qual os indivíduos vivem agrupados, ligados entre si.
Resultados:
Análise dos resultados:
Nesta atividade realizaram-se várias técnicas de citologia destacando-se: o esfregaço – esta