Observação das culturas por meio do microscópio eletrônico
Introdução
A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853 - 1838), em 1884, e que consiste no tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com o reagente cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina básica. Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e a determinação da morfologia e do tamanho das amostras analisadas.A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas,
É possível a análise de vários esfregaços por lâmina, o que facilita a comparação de espécimes clínicos. As lâminas podem ser montadas de forma permanente e preservadas como documentação.
Objetivo
Confeccionar uma lâmina e utilizar a técnica de gram para visualizar a morfologia das bactérias ao microscópio óptico.
Materiais:
Agar nutriente, cotonete, Placa de petri com cultura pronta, lamparina, esqueiro, lâmina, corantes violeta, rugol,água destilada, álcool acetona, fuccina,,óleo de imersão, microscópio óptico e televisão para manipulação da cultura.
Método e procedimento:
Para isolar o microrganismo efetua-se a inoculação ou semeadura, utilizando a técnica do esgotamento do inóculo por estrias, tendo-se o cuidado de usar inteiramente toda a área do meio para garantir a separação das bactérias, de modo que após a incubação cada célula separada origine uma colônia.
O processo de identificação propriamente dito começa com a observação das características das colônias isoladas Os seguintes critérios são utilizados para a caracterização colonial:
- Superfície: lisa, elevada,umbilicada;
- Aspecto: brilhante, opaca, rugosa, granulosa
- Contorno: redondo, entrâncias, cerrilhadas, raízes,
- Borda: inteiro, lobado, dentado, rizóide;
- Cor: incolor, leitosa, amarelada, alaranjada, rosada.