Observação da mucosa bucal
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
BIOLOGIA CELULAR APLICADA A MEDICINA VETERINÁRIA
PROFESSOR: DANIEL LIARTE
ALUNO (A): MARIA CLARA MONTEIRO DE LIMA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Observação das células da mucosa bucal
TERESEINA-PI
2014
1 INTRODUÇÃO
Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática realizada no laboratório de Biologia na UFPI. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir das reações observadas.
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa oral.
2 OBJETIVO
Identificar células da mucosa oral, verificar suas diferenças e a resposta ao corante azul metileno.
3 MATERIAIS
- Palitos
- Água
- Laminas
- Lamínulas
- Corante azul metileno
- Célula da mucosa bucal
4 PROCEDIMENTOS Primeiramente realizou-se a coleta e a raspagem da mucosa oral da boca com auxilio de um palito, com esse palito foi feito um esfregaço na lâmina, nessa lâmina pingou-se pequenas gotas de azul de metileno, esperou-se 5 minutos para poder reagir, em seguida foi tirado o excesso do corante com água, depois colocada a lamínula sobre o esfregaço foi levado para ser observado no microscópio. Foi observado no microscópio que as células da mucosa oral do citoplasma tiveram coloração azul, já as do núcleo tiveram coloração roxa, como mostra a figura a seguir:
5 CONCLUSÃO No procedimento que se realizou com azul de tolueno observou que o citoplasma ficou azul, já o núcleo ficou roxo devido o corante ter propriedades básicas, por isso houve essa diferenciação já que as células citoplasmáticas têm caráter básico, e o núcleo caráter ácido.