Observatório de Museus - O caso do Museu do Brinquedo em Belo Horizonte
Funções Museológicas 2
Preservação 3
Pesquisa 5
Comunicação 5
Gestão 8
Constituição Institucional 8
Dos Recursos Humanos 12
Análises Específicas 12
Interdisciplinaridade no Museu dos Brinquedos 12
Fato Museal no Museu dos Brinquedos 15
Função Social no Museu dos Brinquedos 16
Conclusão 17
Referências Bibliográficas 19
Museu dos Brinquedos
“Os museus são responsáveis pelo patrimônio natural, cultural, material e imaterial. As autoridades de tutela e todos os responsáveis pela orientação estratégica e a supervisão dos museus têm como primeira obrigação proteger e promover este patrimônio, assim como prover os recursos humanos, materiais e financeiros necessários para este fim”. (Princípio 1 - Código de Ética do ICOM para Museus)
Funções Museológicas
Segundo Pomian (1984)1 “as sociedades humanas têm o habito de eleger, selecionar, reunir e guardar objetos desde a pré-história”. Tal processo é conduzido por uma infinidade de correlações psíquico-afetivas, expressivo-simbólicas, individuais e coletivas que transformam um simples objeto funcional em símbolo de memória.
A “essa relação profunda entre o Homem, sujeito conhecedor, e o objeto, parte da realidade à qual o homem igualmente pertence e sobre a qual tem poder de agir, chamamos de fato museal ou fato museológico”. (Russio – 1983)2. Ao campo de estudo dessa complexa relação do homem com seu legado cultural chamamos de Museologia e ao lugar de materialização dessa experiência com intuito de salvaguarda, pesquisa e comunicação, chamamos de Museu.
Nesse sentido, conforme acentua Cristina Bruno (1997)3, um museu tem por função básica a preservação que engloba dentre suas atividades a práxis da coleta, da conservação, do armazenamento, do restauro e da documentação, e por função fundamental a sustentação do vínculo entre o objeto e o homem através da pesquisa e da comunicação ativas.
Se a pesquisa e