Obrigações assessorias
Alunos: Arthur Franzzato André Franzzato
PROJETO DE PESQUISA: ROTEIRO DE ELABORAÇÃO
INDICAÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR: Silvia Barbosa de Melo
TEMA: Obrigações Acessórias
INTRODUÇÃO: - A obrigação acessória decorrente da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos. Muitas são as obrigações acessórias que os escritórios e empresas tem que informar, ao fisco federal. Qualquer que seja sua forma de tributação, sempre há declarações a serem feitas mensalmente até as declarações anuais. A falta de apresentação de qualquer que seja a declaração no prazo fixado pela legislação, sujeita o declarante a multa de no mínimo R$-200,00 (Duzentos Reais), isso juntamente com uma fiscalização a partir desse momento da Receita Federal, isso juntamente com as constantes alterações na legislação e o volume de operações das empresas em geral, exige agilidade dos processos contábeis.
OBJETIVOS:
Geral: Mostrar as novas normas das obrigações para a execução de suas declarações.
Específicos: Apresentar como cada uma vai ser interligada pela fiscalização, multas que elas acarretam, o que cada declaração vai pedir das empresas.
JUSTIFICATIVA: Facilidade do entendimento das obrigações, entender o que se pede em cada uma delas, e ter uma maior facilidade para realizar cada declaração pedida.
PROBLEMA / OU OPORTUNIDADE: Como executar todas as declarações dentro do prazo e da forma mais completa?
HIPÓTESES: Procurar ao máximo estar presente em palestras, ter uma assessoria contábil que proporciona aos responsáveis um conforto na hora de tirar duvidas, e sempre se atualizar cada vez mais, pois todo ano está sendo criada novas obrigações, querendo avaliar cada vez mais sua empresa com a finalidade da Receita Federal ter uma visão perfeita da sua empresa.
REFERENCIAL TEÓRICO: