obras da engenharia moderna
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior usina hidrelétrica em funcionamento no mundo. A Usina de Itaipu é gerenciada pela empresa Itaipu Binacional, pois foi uma usina construída em conjunto pelo Brasil e Paraguai. Itaipu está localizada no Rio Paraná, entre Cidade del Este, no Paraguai e Foz do Iguaçu, no Brasil. A barragem principal de Itaipu tem 196 metros de altura e 7.235 metros de comprimento. A potência instalada da usina é de 14 mil megawatts, com 20 geradores de 700 MW. Itaipu chega a gerar quase 100 bilhões de quilowatts-hora por ano.
A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que teve início em 1975, envolveu grandes negociações diplomáticas entre Brasil e Paraguai, pois a obra estava localizada numa área de litígio entre os dois países. Foi uma das maiores obras de engenharia da época, e envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas e consumiu mais de 12 milhões de metros cúbicos de concreto, o equivalente a 210 estádios do Maracanã. O reservatório de Itaipu possui 1.350 quilômetros quadrados. A Hidrelétrica Itaipu, que começou a funcionar em 5 de maio de 1984, produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora por ano. http://ecivilftc.wordpress.com/ 15:32:43
Mirante do Vale
O Mirante do Vale (chamado popularmente de Edifício Mirante do Vale, cujo nome oficial é Edifício Condomínio Mirante do Vale) é um arranha-céu localizado na cidade de São Paulo, no Brasil. É o maior edifício já construído no país, além de ser o 18.º arranha-céu mais alto da América do Sul, com 170 metros de altura. Projetado pelo arquiteto Waldomiro Zarzur, sua construção começou em 1960 e foi inaugurado 1966. Desde sua conclusão, nenhum edifício conseguiu superar sua altura, mantendo o título de maior arranha-céu do Brasil desde então.
Dados e números sobre o edifício mais alto do Brasil, Mirante do Vale
170 metros de altura
51 andares
Inicio da construção: 1960
Término da construção: 1966
75