obra de arte
INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS – DECLAVE
Código
Nome da Disciplina
Créditos – CH
LET 01405
Professora
PRODUÇÃO DE TEXTOS
Lucia Rottava
04 créditos
60 horas aula
Nome:
Alexandra dos Santos Negreiros
Arte Moderna
Uma pintura de Cristo feita em 1910 foi reformulada por uma senhora espanhola. O afresco encontra-se na Igreja de Borja na Espanha. Além disso, a nova versão fez um sucesso tão grande que a Igreja resolveu cobrar ingresso para as pessoas verem a obra. No entanto, a restauração era apenas para recuperar a pintura que sofreu ação do tempo e começou a se apagar. O resultado final do trabalho foi um Cristo com uma cara de mico saguí: a coroa de espinhos transformou-se num chapéu do inverno russo, os olhos parecem duas bolitas pretas e a boca ficou beiçuda. E a barba? A barba sumiu.
A primeira reação que tive ao olhar a foto foi rir. Não conseguia parar de rir do trabalho da mulher. Depois parei, analisei, achei a obra horrível mas engraçada. Entretanto, segundo entrevista concedida aos jornais, em nenhum momento a senhora teve a intenção de modificar a figura. Ela quis apenas deixá-la com aspecto melhor. Eu fiquei espantada com a reação do público e da Igreja. As pessoas gostaram tanto que o número de visitantes da Igreja dobrou. Hoje, a senhora está ganhando 50% sobre todo o lucro que a obra vem rendendo. Apesar de ser uma pintura de uma figura sagrada, a Igreja não se manifestou negativamente contra o trabalho.
A pró-atividade da senhora em corrigir os efeitos do tempo transformou um ícone da Igreja Católica numa piada. Isso se confirmou pela repercussão mundial. Muitas pessoas querem ver de perto a transformação, pois há diferentes opiniões sobre o assunto inclusive as que odiaram a obra. Eu não teria a iniciativa da senhora, mas acredito que ela está sendo recompensada pela sua atitude. Quero poder visitar a igreja para registrar nas minhas