Objetvos da educação infantil
Uma das concepções é que a escola deve fornecer à criança alimentação e recreação. As atividades curriculares visam à saúde física e a aquisição de bons hábitos, ex: lavar as mãos, escovar os dentes, comer mastigando bem os alimentos.
Já a outra concepção tem o objetivo da pré-escola preparar a criança para enfrentar com sucesso o Ensino Fundamental. Os currículos que refletem essa concepção valorizam a aquisição de habilidades básicas para a leitura e a escrita, e a formação de conceitos, quanto ao desenvolvimento sócio-emocional, a saúde física e a formação de bons hábitos.
A preparação da criança para o Ensino Fundamental, começa aos cinco ou seis anos de idade. Pais e professores têm a mesma ideia: de que a criança é tanto mais inteligente quanto mais cedo for capaz de aprender a leitura e a escrita, e de que seu sucesso no Ensino Fundamental estará assegurado se isso acontecer ao término da Educação Infantil.
O objetivo educacional da pré-escola precisa atender as necessidades psicossociais da criança devem se criar condições mais adequadas ao seu desenvolvimento global. O desenvolvimento intelectual da criança, no período em que a ocorrência de estímulos pode prejudicá-lo. Isso não significa valorizar um aspecto do desenvolvimento em relação aos outros, mas sim dar ao desenvolvimento intelectual o seu devido lugar em um currículo de Educação Infantil.
Segundo os psicólogos da linha, a inteligência de uma pessoa adulta depende muito ao que lhes foi oferecido nos primeiros seis anos de vida; pois nesse período que o meio exerce a influência com mais