Objetos
Exemplo:
* Uma fatura; * Uma organização; * Um vôo de avião; * Uma pessoa; * Um lugar.
Na análise e no projeto OO, estamos interessados no comportamento do objeto. As operações são codificadas como métodos. A representação de software OO do objeto é, dessa forma, uma coleção de tipos de dados e métodos. No software OO: Um objeto é qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito da qual armazenamos dados e os métodos que os manipulam.
Exemplo: um tipo de objeto poderia ser Fatura e um objeto poderia ser nº. 51.783.
OBS: O termo objeto, porém, é diferente do termo entidade. A entidade preocupa-se apenas com os dados enquanto o objeto preocupa-se tanto com os dados como com os métodos com os quais os dados são manipulados.
Métodos
* Os métodos especificam a maneira pela qual os dados de um objeto são manipulados. * Uma especificação dos passos pelos quais uma operação deve ser executada. * Ele é um script de implementação de uma operação. * Diferentes métodos podem ser usados para executar a mesma operação. * Os métodos de um tipo de objeto referenciam somente as estruturas de dados desse tipo de objeto. * A ação que um objeto ou uma classe podem desempenhar. * Os métodos são similares às funções e procedures do universo da programação estruturada.
Um objeto é, dessa forma, uma coisa, com suas propriedades representadas pelos tipos de dados e seu comportamento representado pelos métodos.
Encapsulamento
O ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos é denominado encapsulamento. O objeto esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus