Objeto de estudo - sistema erp
O objecto deste trabalho consiste no estudo das tecnologias ERP – Enterprise Resource Planning, a sua utilização em Portugal e o software ERP disponível no mercado. Pretende-se também esclarecer o que é o ERP. O estudo foi baseado na pesquisa de informação na Internet.
O trabalho foi realizado no âmbito da Cadeira de ASI – Análise de Sistemas Informáticos do Curso de Informática de Gestão, leccionada pelo Mestre Francisco Melo Pereira no ISMAG – Instituto Superior Matemática e Gestão de Portimão.
Introdução
À | medida que o planeta inteiro se tornou numa "aldeia global", onde ninguém quer ficar atrasado em relação ao vizinho do lado e aos concorrentes directos, Estes últimos dez anos tem impulsionado todo o mercado de negócios de forma dinâmica e competitiva. Todas as organizações enfrentam hoje novos mercados, novos concorrentes e consumidores mais informados e exigentes. Tudo isto levou as empresas a assumirem novos objectivos:
Baixar o custo total dos produtos;
Diminuir o tempo de produção;
Reduzir a quantidade de produtos em stock;
Alargar a gama de produtos;
Melhorar a qualidade da produção e atendimento a clientes;
Aumentar a eficiência da distribuição;
Resposta às leis da procura/oferta a nível mundial.
Por isso as organizações estão em constante reorganização, com muitas fusões pelo caminho, actualizando as suas políticas e processos de produção, de forma a dar resposta aos concorrentes e às novas leis do mercado.
As tecnologias de informação e processos de reengenharia empresarial, usadas em conjunto, deram à luz importantes ferramentas estratégicas, ERP’s, que as empresas passaram a usar. Estas novas ferramentas, passaram a equipar as empresas com as capacidades necessárias para integrar e sincronizar processos isolados, afim de linearizar todo o processo negocial envolvido, de forma