Objeto de estudo da educação física
UFMG
Disciplina ministrada pelo professor Ricardo Nachmanowicz
Conceito do objeto de estudo da Educação Física
Aluna: Bárbara Sayonara Almeida Alves
Todo o conhecimento, inclusive o de si mesmo, passa pelo corpo. A Educação Física vista através do corpo em movimento está altamente vinculada ao sistema biológico, porém, se olharmos de outra dimensão o corpo não realiza movimentos sozinho, ele não salta, corre sem ajuda do cérebro e aí temos o movimento humano dentro de uma visão que ultrapassa a ciência, o sistema biológico.
Nesta lógica, temos que o objeto de estudo da Educação Física são o corpo e a mente uma visão dualista onde o sistema filosófico admite a coexistência de dois princípios eternos, necessários e opostos;
A identificação com o princípio dualista está pelo fato de o corpo ser uma síntese da cultura. O homem através de seu corpo consegue assimilar normas, valores e costumes sociais adquiridos por um conteúdo intelectual, no conjunto de suas expressões.
O corpo tem consciência, o nosso corpo fala. Quando estamos cansados mentalmente o nosso corpo sente os movimentos se tornam lentos e imprecisos. Quando o corpo se une com a mente todos os mecanismos biológicos se tornam um só produzindo bons resultados. Segundo (Régis de Moraes, 1992) a depressão, angústia, medo como também euforia, otimismo e tranquilidade, são todos sentimentos detonados na estrutura corporal e que são capturados por nossa interioridade, ou seja, nossa sabedoria.
Já investigando por este lado, temos como um princípio o monismo um aspecto filosófico que apregoa a existência de uma substância única. Este princípio se opõe ao dualismo e ao pluralismo, mas também consigo me identificar com ele, pois, analisando podemos somar o corpo e a mente e ambos exerceriam funções com o mesmo objetivo. Trabalhando juntos como se fossem um só obteriam desfechos propícios.
É como pensa também Hanna (1.986) que diz: “Apesar de nos separarmos em