Objetivos ed.infantil
Crianças Professores Coordenadores Diretores
Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem. Fazer com que selecionem um acervo de livros de qualidade, adequada a cada faixa-etária. Fazer com que observem a qualidade do acervo de livros e problematizem a escolha dos títulos que serão lidos às crianças. Fazer com que organizem espaços coletivos para o usufruto da leitura dentro da escola.
Familiarizá-las com as histórias. Estimulá-los a realizar com freqüência e regularidade a leitura de diferentes histórias aos alunos. Orientá-los no apoio ao planejamento do professor, enfocando a leitura como atividade diária na escola e pensando em: - qualidade de texto; - leitura em voz alta; - comportamentos leitores envolvidos nesta modalidade. Incentivá-los a promoção de rotinas para o usufruto da leitura dentro e fora da escola. Fazer com que incentivem a prática de leitura entre os funcionários da escola. Fazer com que incentivem o empréstimo de livros para as crianças e seus familiares.
Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias. Instigá-los a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e a favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e idéias. Fazer com que orientem o professor na organização e utilização sistemática da biblioteca da sala de aula.
Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. Fazer com que exponham preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de as crianças avaliarem as histórias. Orientá-los na seleção textos adequados ao propósito da atividade habitual de leitura.