Objetivos do milênio
Erradicar a extrema pobreza e a fome: Ouvimos falar sobre isso constantemente mas, a verdade é que não se pode simplesmente dar dinheiro para todos. É preciso capacitar as pessoas facilitando o acesso a cursos profissionalizantes, técnicos e mesmo superiores. Isso já é feito atualmente mas ainda não é suficiente para atingir este objetivo até 2015. Outro ponto importante é que no mínimo 80% das vagas de emprego disponíveis exigem experiência, o que dificulta e muito a entrada de jovens recém-formados no mercado de trabalho.
Atingir o ensino básico universal: A meta deste objetivo no Brasil é garantir que todas as crianças de todas as regiões independente da cor/raça concluam o ensino fundamental. Ora, não dá para dizer que garantir que as crianças concluam o ensino fundamental seja algo fácil de se fazer. Mas garantir que o ensino aplicado nas escolas seja de qualidade é bem mais difícil e bem mais importante. No início dos anos 2000 as escolas começaram a simplesmente aprovar alunos que em hipótese alguma deveriam ser aprovados. Esta foi uma medida tomada para acabar com a repetência e “garantir que todos pudessem concluir o ensino fundamental”. Bem, não foi a melhor solução pois vários destes alunos pararam de estudar antes de concluir o ensino médio pois tinham dificuldade de acompanhar as aulas. Felizmente a aprovação indiscriminada acabou e as escolas voltaram a avaliar os alunos de verdade.
Promover igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres: É evidente que as mulheres estão conquistando cada vez mais o seu espaço mas, apesar de