Objetivos de biologia
DNA, núcleo das células eucariontes e nas procariontes dispersos no citoplasma. 2- A composição química dos ácidos nucleicos.
Nucleótidos: Pentose (desoxirribose e ribose), Grupo Fosfato e Bases azotadas (Adenina, Citosina, Guanina, Timina e Uracilo) 3- Distinguir os diferentes ácidos nucleicos e reconhecer as suas características.
RNA (RNAm, RNAr, RNAt) e DNA.
RNA – ribose, contém uracilo em vez de timina e estrutura simples.
DNA – desoxirribose, timina, estrutura dupla hélice e antiparelela, contém o código genético e apresenta complementaridade entre as bases azotadas (A-T e G-C) 4- Identificar diferentes bases azotadas, classificar, emparelhar e relacionar com o ácido nucleico onde podem ser encontradas.
Bases azotadas: Adenina, Guanina, Timina, Citosina e no RNA, a timina é substituida por o Uracilo. Pares: A-T/U e G-C. O Uracilo apenas pode ser encontra no RNA enquanto no DNA, é a Timina que emparelha com a Adenina. 5- As diferentes hipóteses para a replicação da molécula de DNA
Semiconservativa, conservativa e dispersiva. 6- Explicar a hipótese mais aceite para a replicação do DNA.
Semiconservativa é a hipótese mais aceite. Esta hipótese defende que metade da cadeia de DNA original se mantém enquanto a outra cadeia é igual à anterior mas é uma “nova”, não pertencendo à cadeia de DNA original. 7- O significado de transcrição e tradução na síntese proteica.
Transcrição é quando o RNAmensageiro copia a informação da cadeia de DNA, fazendo corresponder as bases azotadas (emparelhando a Adenina com o Uracilo). Tradução é a informação que o RNAm transporta que vai ser traduzida numa sequência de aminoácidos, com a intervenção de vários componentes. 8- O significado de gene e genoma.
Gene: Segmento de DNA com uma sequência de nucleotidica, podendo atingir milhares de pares de bases.
Genoma: Conjunto de genes que correspondem à informação genética de um individuo. Possui 30 a 50 mil genes