Objetivos da disciplina de Teoria Geral da Administração
A Teoria Geral da Administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração, independente se o objetivo da organização for a obtenção do lucro ou não. Ela se propõe a desenvolver a capacidade de pensar e definir situações organizacionais, propondo soluções por meio da aplicação do diagnóstico.
O plano de ensino que orienta as atividades da disciplina Teoria Geral da Administração foi proposto para alcançar os seguintes objetivos:
Apresentar ao discente as principais teorias e abordagens da Administração; Permitir desenvolvimento de habilidades e competências; Analisar as teorias gerais da Administração sob uma perspectiva histórica, propiciando o raciocínio crítico e analítico, por meio de situações cotidianas de atividades da empresa e suas transformações; Desenvolver a capacidade de reconhecimento de problemas e proposição de alternativas de solução; Descrever os papéis e as funções do Administrador.
A Teoria Geral da Administração é uma disciplina que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e raciocinar, para que as soluções diante dos problemas da organização sejam propostas de maneira a contemplar as necessidades da empresa. Para isto, é necessário que o administrador saiba diagnosticar os problemas organizacionais para que, posteriormente, possa propor a melhor solução para a empresa.
Para realizá-los, a disciplina se propõe a retratar as teorias da Administração desde os componentes elementares, históricos e processuais, contemplando as funções da Administração e as principais ferramentas inerentes às práticas diretamente abordadas em cada um dos conceitos e princípios da Teoria Geral da Administração.
História da Administração
O processo administrativo é um fenômeno tão antigo quanto o homem. Durante muitos séculos, ele recebeu influência de diversos povos (romanos, gregos, assírios, entre outros), de entidades, como a Igreja Católica e as Organizações Militares,