Objetivos da contabilidade
Passo 1 (Aluno)
Objetivos da Contabilidade.
Através do artigo “Objetivos da Contabilidade” podemos afirmar de que a contabilidade estrutura-se como um sistema de informação e avaliação destinadas às necessidades de informações e interesses dos usuários internos e externos de uma entidade. Essas informações são evidenciadas através de demonstrações e análises podendo ser de natureza econômica (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio), financeira (fluxos de caixa, capital de giro, etc.), física (quantidades geradas de produtos ou de serviços, número de depositantes em estabelecimentos bancários, etc.) e de produtividade (utilização mista de conceitos financeiros e físicos, como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.)
As informações de natureza econômica e financeira caracterizam o Núcleo Central da Contabilidade e as informações de natureza física e de produtividade são complementares as demais demonstrações contábeis.
Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas considerados preferenciais ou externos (acionistas, credores em geral e emprestadores de serviços e integrantes do mercado de capitais) e secundários (administradores da entidade e o Fisco).
Conclui-se então de que a contabilidade tem por objetivo auxiliar os usuários de uma entidade a avaliar a situação financeira e econômica da mesma através de relatórios ou conjunto de dados que contenham informações explicativas e transparentes sobre seu lucro, prejuízo, e desempenho de forma que os usuários possam tomar decisões viáveis.
Passo 2 (Equipe)
A contabilidade na vida pessoal se assemelha ao de uma empresa em vários aspectos, principalmente quando ingressamos no mercado de trabalho e passamos a ser assalariados precisamos nos controlar para não ter despesas acima do que vai ser recebido e em uma empresa é preciso controlar os recursos para que não se tenha prejuízos no final do mês. Em ambos os casos o controle se da com registros ou anotações dos gastos