Objetivo especifico
A tecnologia da informação (IT) apresenta através de seu histórico, que sempre se voltouà criação de soluções que melhorassem a produtividade e aperfeiçoassem o tempo dos profissionais das mais diversas áreas. Desta forma, a área da saúde se apresenta como um desafio aos desenvolvedores de sistemas, devido ao rígido controle de qualidade, por ser um dos campos em que erros dificilmente podem ser revertidos. Um sistema desenvolvido para automatizar uma rotina nesta área e que apresenta falha, prejudicaria processos vitais podendo colocar a saúde dos pacientes em risco.(ANTUNES, 2011)
Dentro das instituições envolvidas com a área da saúde, encontram-se os laboratórios de análises clínicas e laboratórios bioquímicos. A falta de controle das informações e os erros nos processos manuais são fontes de problema nesses laboratórios. Com a fiscalização cada vez mais rígida sobre os órgãos da área da saúde, a tolerância a erros deve tender a zero, evitando-se situações constrangedoras com pacientes e médicos.
Observa-se que a ausência de um sistema de informações que gerencie as rotinas diárias de um laboratório compromete as informações geradas pelo mesmo. Isto faz com que muitas vezes a gerência não tenha em mãos um simples relatório de cadastro de um exame com o seu resultado. Muitas vezes um simples erro de informação gera retrabalho e onera o tempo dos funcionários em atividades que poderiam ser evitadas. O extravio de informações é outro grande problema encontrado em sistema com um processo mal definido.(ROSA, 2010)
Os laboratórios de análises clínicas estão diretamente envolvidos com área da saúde e, portanto possuem rotinas que devem ser realizadas de forma cautelosa. Atualmente em alguns laboratórios, utiliza-se um sistema com tecnologia ultrapassada e de difícil manutenção em decorrência da falta de profissionais especializados no sistema operacional de disco (SOD). Alem disso, os resultados de exames bioquímicos são obtidos através da utilização do