Objetivo das demonstrações contábeis
As perguntas acima são feitas por aqueles que apreciam a leitura de um bom jornal, porém são leigos em matéria de contabilidade. Para ajudar a você leitor, vou explicar de forma simples a essência das demonstrações contábeis, a quem se destinam e como podem ajudar a você no dia a dia.
Vamos iniciar pelo Balanço Patrimonial, a informação mais falada por todos.
Balanço Patrimonial: É a informação estática do Patrimônio de uma entidade sendo divida entre o Ativo e Passivo. A essência das informações do Ativo consiste nos valores que tenho no meu “bolso”, (Caixa e Bancos), os valores que “terceiros me devem”, (Clientes), Coisas que comprei para vender, (Estoques), aquilo que comprei sem expectativa de venda e que me ajudam a gerar receita, (Imobilizado). Já o Passivo é representado por tudo àquilo que tenho a pagar, como os (Fornecedores), que forneceram o “Produto que vendo”, como a minha dívida com aqueles que me ajudaram a criar um resultado, (salário), ao governo “meu Sócio” na distribuição de Lucros ao qual chamamos de (tributos a pagar), e por fim os resultados obtidos pela empresa bem como o Capital dos sócios o qual são representados no Patrimônio Liquido.
Agora vamos falar um pouco sobre a famosa DRE (Demonstração de Resultado do Exercício).
Demonstração de Resultado do Exercício: É o demonstrativo que evidencia o resultado econômico de uma empresa em um determinado período. É composto pelos valores ao qual consegui negociar minhas mercadorias (Receita), deduzido de tudo aquilo que vou fazer uma doação ao governo pelo meu trabalho (Tributos incidentes sobre a venda), bem como aquilo que vendi e recebi de volta (Devolução). Após esse primeiro calculo chego ao meu Lucro Bruto. Para dar continuidade a