Objectos
Programação orientada a objectos: a ideia por detrás das linguagens de programação orientadas a objectos, ou linguagens orientada a objectos, é combinar numa única entidade tanto os dados quanto as funções que operam sobre estes dados. Tal entidade é denominada de objectos. As funções de um objecto chamada funções membros em C++, tipicamente oferecem uma única forma de acesso aos seus dados.
Qual a diferença entre classes e objectos: o objecto é uma entidade concreta e uma classe é uma abstracção. Os objectos são também denominadas instâncias de uma classe.
Qual a maior vantagem de abordagem por objectos em relação às abordagens procedimentais? A maior vantagem das classes é que permitem encapsular os membros das classes, ou seja, é esconder “coisas” de uma classe e isso faz-se declarando como privado o tipo de dados.
Qual a diferença entre uma relação composição e uma relação de derivação/herança?
Associação--Agregação-Composição; AGREGAÇÃO: é uma forma especializada de associação em que todas as classes têm a sua própria vida mas em que existe uma pertença do tipo Pai-Filho.COMPOSIÇÃO: é uma forma especializada de agregação. É um tipo forte de agregação em que o Pai e Filho têm vida coincidentes. Composição ( tem um); derivação/herança (é um).
Polimorfismo: uma classe ANIMAL pode ter um método virtual COMER(). A classe derivada
PEIXE, implementará o método COMER() de forma diferente classe LOBO(). Desta forma,