objectivos gerais e especificos
O presente trabalho tem como objectivo principal de analisar a obesidade, tendo em conta os seus contornos, a finalidade primordial. Visto que durante anos a obesidade foi vista como sinónimo de beleza, bem-estar físico e poder, mais na idade média e contemporânea é uma patologia que preocupa a saúde humana.
A obesidade constitui uma das alterações metabólicas mais frequentes e de maior repercussão sanitária e sócio-econômica. No mundo ocidental, a prevalência da obesidade está aumentando em todas as faixas etárias e atingindo níveis epidémicos. As dietas constituem uma das formas para o tratamento da obesidade e, dentre elas estão as dietas da moda que adquirem muitos seguidores por prometerem perda rápida de peso.
Ainda nesta ordem de ideias, enriquecem este trabalho os seguintes subtemas a baixo mencionados: breve historial, definição, seu significado e sua origem, tipos de obesidades, tratamento e prevenção e por último classificação. São estes os subtemas que norteiam este trabalho, por isso devemos ter mentes sãs e corpos sãos.
BREVE HISTORIAL
A obesidade constitui uma das alterações metabólicas mais frequentes, nos países desenvolvidos, até ¼ da população, especialmente nas camadas mais pobres da população, chegando a níveis epidêmicos (MONTEIRO, 2001). No Brasil, estima-se que um terço da população esteja com o peso acima do ideal. Uma tendência ascendente das prevalências de sobrepeso/ observada em todos os estados brasileiros, principalmente nas faixas da população de menor poder aquisitivo e, embora sejam menores do que as encontradas nos países desenvolvidos, a velocidade ascensão é preocupante. Todos parecem conhecer o que é obesidade, mas muitos poucos podem defini-la de modo claro.
DEFINÇAO
Caterson Beraldo e Filizo Naves (2004), afirmam que; obesidade é uma doença crônica não transmissível, caracterizada como um excesso de tecido adiposo no organismo.
Um aumento de 20% do