Obesidade
Faculdade de Psicologia - Coração Eucarístico
OBESIDADE
Miriam Luzia Gomes da Rocha
Belo Horizonte
2°/ 2014
Miriam Luzia Gomes da Rocha
OBSERVAÇÃO SOBRE OBESIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Teorias do Desenvolvimento do adolescente do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Coração Eucarístico.
Professora: Sonia Maria de Araújo Couto
Belo Horizonte
2°/ 2014
Obesidade
O assunto obesidade segundo Silva, Giselia Alves Pontes da; BALABAN, Geni MOTTA, Maria Eugênia F. de A. (2005) o que também chamado de sobrepeso a obesidade tem sido mais observados entre crianças e adolescentes de melhor condição socioeconômica, sendo que sua continuidade independe de condições socioeconômicas, um fator detectado em idade escolar onde segundo os autores a tendência destes casos é maior e mais visível.
Já para ENES, Carla Cristina; SLATER, Betzabeth. (2010) a obesidade tem um determinante que é o aumento do consumo de açúcares simples, alimentos industrializados e ingestão insuficiente de frutas e verduras estão diretamente associadas ao ganho de peso dos adolescentes. Além da redução da prática de atividade física maior tempo dedicado às atividades, como assistir televisão, usar computador e jogar videogame, também tem contribuído para o aumento de peso dos jovens e adolescentes,
Para RAMOS, Alessandra M. P. P. e FILHO, Antônio, de A. Barros (2003) é necessário ressaltar que a obesidade é decorrente principalmente da obesidade dos pais, em sua pesquisa ele constatou que o índice sobrepeso de adolescentes com pais de peso regular era muito pequeno, enquanto que nos casos de pais obesos prevalecia nos adolescentes o quadro de obesidade.
Concluo que a obesidade engloba todas estas questões e muitas outras, é um fator que deve ser observado por pais, profissionais de saúde, e porque não por