Obesidade
Conceitualmente, a obesidade é classificada como o acúmulo de tecido gorduroso, localizado em todo o corpo, que resulta de um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto energético. (GUIRRO, 2010)
Para Silva (1995) A obesidade pode ser causada por doenças genéticas, neuroendócrinas, nutricionais, inatividade física e emocional. Segundo o Consenso Latino Americano em Obesidade (COUTINHO, 1998) a obesidade é uma enfermidade crônica que vem acompanhada de múltiplas complicações.
Para STRAUB (2005) o tratamento inicial da obesidade consiste em uma reeducação alimentar e atividade física. Entretanto existem outros métodos que irão depender do grau de obesidade, como métodos farmacológicos e cirúrgicos.
A introdução de alimentos saudáveis e em quantidades não exageradas e o habito de praticar atividades físicas são as melhores formas de prevenção. (STRAUB, 2005).
Prevenir a obesidade deve começar na fase intrauterina acompanhado da equipe multidisciplinar (médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.). (GUIRRO, 2010) PROBLEMA
Quando é indicado o uso de medicamentos no tratamento da obesidade?
HIPÓTESE
>Quando houver falha no tratamento não farmacológico em pacientes:
Com IMC igual ou superior a 30 kg/m²;
Com IMC igual ou superior 25 kg/m²associado a outros fatores de risco, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2,hiperlipidemia, apneia do sono, osteoartrose , gota e entre outras;
Com circunferência abdominal maior ou igual a 102 cm (homens) e 88 cm(mulheres) (SILVA, 2006).
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Alertar os riscos da obesidade
Objetivos Específicos:
Mostrar a importância da alimentação saudável e a prática de exercícios físicos;
Descrever os sinais e sintomas da obesidade;
Diminuir as complicações das doenças que possam existir;
Listar os métodos de tratamento;
Citar algumas