Obesidade
Prof. Cláudia Colamarco
FÍGADO E PÂNCREAS EXÓCRINO
NOMES: Camila Cristeli Gontijo e Rosana Bem Grossi
1.
a. Hepatite A: Transmitida pela via oral-fecal e contraída por meio de água potável contaminada, alimentos e água de esgotos contaminados.
b. Hepatite B e C: São transmitidas por sangue, derivados do sangue, sêmen e saliva. Podem ser disseminadas por agulhas contaminadas, transfusões de sangue, feridas ou cortes abertos. Respingo de sangue na boca e nos olhos, contato sexual, materiais cirúrgicos e dentários mal esterilizados, agulhas de tatuagem mal esterilizadas, etc.
c. Hepatite D: É dependente da B para sobrevivência e propagação em seres humanos. Pode ser uma co-infecção (que ocorre ao mesmo tempo que HBV) ou uma superinfecção superpondo-se ao estado de portador de hepatite B.
d. Hepatite E: Transmitido pela via oral-fecal. A fonte de infecção é água contaminada, normalmente aflige as pessoas que vivem em condições de superlotação e insalubres.
2. 1 – Fase prodrômica inicial: afeta 25% dos pacientes causando febre, artralgia, artrite, erupção e angioedema.
2 – Fase pré-icterícia: mal-estar, fadiga, mialgia, anorexia, náuseas, vômitos, disgeusia, disosmia, dor apigástrica ou no quadrante superior direito.
3 – Fase icterícia: aparece a icterícia
4 – Fase convalescente: a icterícia e outros sintomas começam a ceder
3. A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. O fígado é quem produz a bile, portanto se há um comprometimento desse órgão, certamente ocorrerá uma deficiência na excreção da bile e de bilirrubina, porque o fígado não será capaz de excretá-la, gerando um excesso de bilirrubina no sangue.
4. O indivíduo pode ficar algum tempo sem ingeri essas vitaminas, pois ambas são armazenadas. A vitamina A é armazenada em grandes quantidades (10 meses). A vitamina D pode ser armazenada em quantidades para evitar sua deficiência