Obesidade
A obesidade é definida como uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal, à custa de uma maior quantidade de tecido adiposo, isto é, há excesso de gordura no corpo.
A obesidade é uma doença que preocupa cada vez mais tanto a sociedade em geral como os cientistas e médicos. No entanto, para chegar à obesidade, existe um estágio que devemos prestar atenção especial: o excesso de peso. Realmente o excesso de peso é o início da obesidade e agindo sobre ele, estaremos reduzindo a incidência de obesidade.
Isto é especialmente importante, pois além de ser uma doença crônica, como mencionado, é um fator de risco em uma infinidade de doenças, como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, diabetes mellitus, hipercolesterolêmica, doenças digestivas, respiratórias, músculo-esquelético, etc.
Embora a sociedade esteja mudando, ainda é muito comum identificar a obesidade como um problema estético e não um problema de saúde. O culto ao corpo e a grande importância atribuída à imagem perfeita, faz com que a obesidade seja também a origem de situações de marginalização social, labora e até familiar, por isso também está presente na origem de distúrbios psicológicos relacionados à depressão ou falta de auto-estima.
Por todas estas razões, insistimos que vale a pena prestar mais atenção a esta doença e, principalmente, ao excesso de peso como um primeiro passo para falar sobre a obesidade propriamente dita.
Em seguida, colocamos uma tabela na qual podemos ver as recomendações na hora de classificar uma pessoa de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é a quantidade de gordura que temos distribuído no corpo de acordo com a nossa altura. Ou seja, para falar sobre o peso de uma pessoa, do ponto de vista da saúde e da doença, devemos sempre colocá-lo em relação a altura, para estabelecer se falamos de um peso saudável, insuficiente, com sobrepeso ou obeso em graus diferentes.O IMC pode ser facilmente calculado de acordo com a