Obesidade e a Sociedade
GINÁSTICA COM SOBREPESO E OBESIDADE, PELO ÍNDICE SUBESCAPULAR/TRÍCEPS.
INTRODUÇÃO
A obesidade representa um dos maiores problemas de saúde publica, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. O aumento do numero de pessoas com sobrepeso e obesidade em todo mundo vem sendo verificado por vários estudos, que mostram que as associações entre o excesso de gordura corporal e doenças crônicas mostram a obesidade como uma das principais causas de mortes prematuras.
O sobrepeso e a obesidade em indivíduos adultos estão associados a uma diminuição da expectativa de vida, aumentando o numero de mortes precoces.
MATÉRIAIS E METODOS Foram avaliados 3.991 alunos de três unidades da academia Runner, 1621 homens e 1770 mulheres, divididos em três faixas etárias: 20 a 29,9 anos, 30 a 39,9 e 40 a 49,9 anos, fizeram parte do estudo apenas os diagnosticados em sobrepeso ou obesidade, utilizando o IMC como critério. Com isso o estudo foi feito com 914 homens e (694 em sobrepeso e 220 obesos) e 335 mulheres (269 em sobrepeso e 66 obesas).
Foram utilizados os resultados obtidos nas medidas de massa e estatura, utilizaram balanças, estadiômetro, dobras cutâneas subescapulares e tricipital, adipômetro o IMC e o IST (índice subescapular/tríceps).
RESULTADOS E DISCUSSÃO 42,8 % dos homens apresentaram sobrepeso, 13,6 % obesos 15,2% das mulheres apresentaram sobrepeso, 3,7% obesas Utilizando o IST como índice para doenças crônicas, observou – se que 87,3% dos homens com sobrepeso apresentavam IST maior ou igual a 00, ou seja, obesidade abdominal, 48% das mulheres sobrepesadas apresentaram obesidade abdominal.
CONCLUSÃO Quase todos os homens obesos avaliados apresentaram obesidade abdominal, o que não foi muito diferente dos com que têm sobrepeso, necessitando urgentemente de intervenção profissional tanto na pratica de exercícios físicos tanto