Obesidade infantil
OBESIDADE INFANTIL
Incidência da obesidade infantil em crianças de uma Escola Municipal Jose Leovis Teixeira de Macapá;2013
MACAPÁ-AP
MARÇO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
Elioneide Monteiro
Leiselie Nunes
Djenane Lopes
OBESIDADE INFANTIL
Incidência da obesidade infantil em crianças de uma Escola Municipal Jose Leovis Teixeira de Macapá;2013
MACAPÁ-AP
MARÇODE 2013
1. PROBLEMA
A obesidade infantil apresentou alarmante aumento nas últimas três décadas e se tornou um grande problema de saúde pública. A estimativa mundial da International Obesity Task Force (IOTF, 2005) é de que haja, atualmente, 155 milhões de escolares com excesso de peso (sobrepeso/obesidade). Aumento visível na população,não só infantil como adulta também. “É hoje um dos maiores problemas de saúde pública e uma das doenças crônicas não transmissíveis que, epidemiologicamente, mais cresce em todo o mundo”(Chemin, 2007)
A obesidade não tem nível socioeconômico, ela aparece em todas as camadas sociais e já é considerada o mal do século. Juntamente com a obesidade se instalam outras doenças associadascomo diabetes, hipertensão e dislipidemias, além dessas patologias existem consequências psicossociais como: discriminação, baixa autoestima, depressão e socialização diminuída.
É difícil determinar se uma criança em crescimento está ou não obesa. A criança pré-púbere pode pesarmais por estar passando por mudanças fisiológicas e por isso necessitará de uma reserva. Situar essa criança na curva de crescimento e acompanhá-la faz com que o sobrepeso ou a obesidade seja identificada. Assim fica mais fácil determinar ações preventivas, nessa faixa etária é mais prudente a correção de erros alimentares como retiradas de alimentos muitos energéticos (bolachas , recheadas, sorvetes, salgadinhos, balas, chocolates...) e aumentar a atividade física com incentivo a prática esportiva.