Obesidade Infantil
Anderson de Lima Monteiro Costa1
Júlio César de Azevedo 2
RESUMO
Palavras-Chave:
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais é visto que crianças não brincam mais nas ruas, por motivos de correrem perigo, como a violência e a criminalidade. Por essa razão as crianças vão mais cedo para a escola, e, como em casa suas brincadeiras são estritamente desenvolvidas, é na escola que elas precisam se aprimorar nesse segmento. Aí é que se insere o desporto escolar, pois, crianças que não têm a oportunidade de desenvolver o desporto onde mora, a escola pode proporcionar oportunidades para a realização desportiva em suas aulas de Educação Física, que é fundamental para a vida dessas crianças.
As aulas de Educação Física são momentos propícios para que o desporto aconteça. A interação de criança com criança, e, criança com professor, é de grande relevância para o desenvolvimento da mesma em todos os aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social.
É relevante entender que a atividade desportiva é importante para o desenvolvimento da criança, por se tratar de uma atividade motora pela qual o ser humano se detém em sentido de dar mais vida. Sendo assim, tanto os jogos, como as brincadeiras, e as atividades expressivas sempre fizeram e sempre irão fazer parte da vida dessas crianças.
Tendo em vista a importância deste assunto para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, nesse artigo será proposto um estudo sobre o desporto escolar, assim, como esse tipo de atividade pode ser importante para as crianças e principalmente na prevenção da obesidade infantil.
Por isso, esse estudo procura esclarecer o objeto de estudos da atividade desportiva escolar inserida nas aulas de Educação Física. Abordando assim, o conhecimento sobre o desenvolvimento da criança, tanto motor, como físico e cognitivo.
Dessa forma, o problema apresentado é: que fatores