Obesidade Infantil
CURSO DE ENFERMAGEM
MAGÁVEL RAULINHO DE SOUSA
ANNA MARIA MENDES F. DE ATHAYDE
OBESIDADE
RECIFE-PE
2014
MAGÁVEL RAULINHO DE SOUSA
ANNA MARIA MENDES F. DE ATHAYDE
OBESIDADE INFANTIL: PREVENÇÃO E TRATAMENTO SOB OS CUIDADOS DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA
RECIFE
2014
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal função alertar sobre o alto índice de crianças obesas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 05 e 09 anos está acima do peso no Brasil. Foi-se o tempo que criança saudável era criança gordinha. Hoje o cenário é assustador: a obesidade atinge 15% dos pequenos, que estão expostos a riscos comuns aos adultos. Um fator alarmante em relação à obesidade, e o fato de que segundo TOSATTI a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2015 aproximadamente 2,3 bilhões de adultos estarão com excesso de peso e mais de 700 milhões serão obesos (BRASIL, 2006).
O sobrepeso e obesidade passam a ser um dos principais fatores de risco para uma série de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e câncer, a OMS informa ainda que esta enfermidade atingia apenas países com alto pode de consumo, no entanto obesidade esta agora dramaticamente em ascensão em países de renda baixa e média, especialmente em áreas urbanas, sendo de real importância a atuação no profissional de saúde na captação precoce de possíveis enfermos, visando auxilia-lo no tratamento e evitando complicações relacionadas, com a enfermidade (OMS, 2003).
O Ministério da Saúde possui foco na atenção básica preconizando a promoção prevenção e tratamento. No que se refere sobre a obesidade, a orientação sobre os riscos de uma má alimentação, e sem dúvida a mais concisa,