Obesidade infantil
Como vimos no filme muito além do peso e no texto que estudamos Obesidade infantil aspectos psicológicos envolvidos na causa e suas consequências; a obesidade é uma doença considerada crônica que além de gerar excesso de gordura no corpo, o indivíduo desenvolve doenças psicopatológicas, somatizando a outras doenças.
“No que se refere as complicações psicológicas, a obesidade pode causar sofrimento, depressão, dificuldades na interação social e queda na qualidade de vida.” (Cassia e Rute 2004).
No filme muito além do peso vimos crianças com o maleficio da alimentação desregulada e suas consequências.
Crianças que não sentem animo para brincar com outra crianças, para praticar uma atividade física tanto sozinhas ou acompanhada por outras crianças.
Como vimos o caso do garoto Yan (4 anos) ele até interage com outras crianças mas devido a sua má alimentação e o sobre peso, ele tem problemas pulmonares e cardíacos, que se não tratados poderá haver complicações no futuro não muito distante.
“Pessoas que apresentam excesso de peso na infância tendem a ser mais obesas na vida adulta em relação aquelas que se tornam obesas posteriormente. Além disso, os primeiros tornam-se mais propensos a desenvolver graves comprometimentos de saúde no futuro” (Firberg 1995).
O excesso de peso ocorre por vários motivos, má alimentação, pré disposição genética, fatores sócio econômicos, estilo de vida familiar, sendo que nos dias de hoje a correria do dia-a-dia e a praticidade tem agravado e contribuído para a obesidade, como produtos industrializados, cheio de conservantes e açúcar.
Como foi visto no filme os pais colocando na lancheira de seus filhos suco de caixinha porque achava que era mais saudável que um refrigerante, só que as crianças estavam consumindo o mesmo teor de açúcar de um refrigerante.
“Percebe-se que nos últimos