Obesidade infantil e a educação física
Roberto Luiz Fernandes Jr.
Resumo:O principal objetivo deste estudo esta relacionado com as causas da obesidade infantil e como através da atividade física podemos encontrar a prevenção e a cura para este problema que afeta milhares de pessoas. Nos últimos tempos a obesidade tornou-se uma epidemia mundial, trata-se de um problema de saúde publica; Pode-se citar como fatores principais para a doença a inatividade e o sedentarismo; As principais consequências para a criança e o adolescente são hipertensão, diabetes, problemas ortopédicos, inflamações crônicas, etc. A atividade física é a forma de tratamento e controle da obesidade infantil mais eficaz, principalmente do ponto de vista preventivo.
Palavras-chave: obesidade infantil; atividade física; tratamento; controle.
Introdução
A habilidade de armazenar gordura no tecido adiposo em quantidades além das necessárias para uso energético imediato foi fundamental para a sobrevivência humana. Sendo assim, o adiposo se adaptou para armazenar excessos de gordura, são os triglicerídeos e para liberá-los na forma de ácidos graxos livres de acordo com as necessidades energéticas do corpo, o que traz ao homem a capacidade de garantir a sobrevivência do homem por longos períodos sem alimento. Na abundância crônica deste, no entanto, permite deposição excessiva de gordura, com consequências adversas à saúde, hoje considerada uma doença, chamada de OBESIDADE. (DUNCAN, SCHMIDT, GIUGLIANI, 2004).
O estudo em questão tem por objetivo verificar os dados e firmar a importância da atividade física no tratamento e prevenção desta patologia. Ressaltando as consequências e as medidas de intervenção a serem tomadas diante desta questão.
1 - Obesidade Infantil
O ganho de peso na criança acompanha o aumento da estatura e aceleração da idade óssea, porém o ganho de peso continua enquanto que a idade óssea e a estrutura se mantêm; A puberdade na maioria das vezes pode ocorrer mais