Obediência - daniel
* O povo de Deus foi levado cativo e sofreu humilhação do povo babilônico. * Daniel e seus nobres companheiros foram fieis nobres exemplos do que o homem pode se tornar quando unidos com o Deus da sabedoria e poder. * Os jovens aprenderam em casa, com os pais os princípios e a lealdade a Deus. * Honraram a Deus na prosperidade e na adversidade. * O rei não os obrigou a renunciarem sua fé, porém esperava alcançar isso gradualmente, levando os diariamente a intima associação com os costumes idolatras e sob influência de sedutores ritos do culto pagão.
1º prova
Uma parte da comida da mesa do rei era dedicado aos ídolos e participar banquete seria o mesmo que estar oferecendo homenagem aos deuses da babilônia, a lealdade a Deus não os permitia participar, eles também tinham sido educados nps hábitos de estrita temperança e não queria enfraquecer suas faculdades mentais, pois sabiam que deveria prestar contas a Deus.
* Nenhuma força ou influência poderia afastá-los dos princípios que tinham aprendido no limiar da vida mediante o estudo da palavra de Deus. * Se quisessem Daniel teria desculpas plausíveis para afastar-se dos estrito hábitos de temperança, ele poderia ter argumentado que dependia do favor do rei, desobedecer ao rei seria colocar a vida em risco sua vida. * Se transgredisse o mandamento do senhor, ele reteria o favor do rei e asseguraria para si vantagens intelectuais e lisonjeiras perspectivas mundanas. * Para Daniel a aprovação de Deus era lhe mais cara que o favor do mais poderoso da terra, mais cara que a própria vida. Ele determinou ser fiel a Deus, sob qualquer circunstâncias.Els já tinham decididos ser fieis a Deus seja em qualquer circunstãncias. * Tivessem eles de comprometido com esse erro, cedendo as pressões das circunstâncias e abandonado seus princípios, teriam enfraquecido o senso do direito e sua capacidade de aborrecer o erro. O primeiro passo errado tê-los ias