OBE DOBE HITS
5775 palavras
24 páginas
SANCHES, M. A. (Org.) Congresso de Teologia da PUCPR, 9., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Champagnat, 2009.Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/congressoteologia/2009/
145
GENEALOGIA DO TRABALHO RELIGIOSO:
ESTUDOS PRELIMINARES
Leandro Inácio Leite1
Mary Rute Gomes Esperandio2
PRELIMINARES
Este artigo pretende analisar textos doutrinários e manifestações dos órgãos colegiados da Justiça do Trabalho sobre a relação entre trabalhadores religiosos e as instituições religiosas para as quais prestavam serviços.
Dessa análise busca-se evidenciar as tendências legislativas e doutrinárias majoritárias no transcorrer do período republicano estudado. O corte epistemológico é realizado na análise prioritária das reclamatórias trabalhistas propostas por trabalhadores pertencentes a denominações não católicas, e dentre estas, principalmente, as denominações evangélicas neopentecostais. Para este artigo, irrelevante a nomenclatura eclesiástica atribuída ao trabalhador religioso, conceituando-se este como aquele que está à frente da denominação que representa, ou, aquele que tem como única fonte de sustento pessoal e familiar o que recebe da instituição religiosa que representa.
Uma abordagem genealógica sobre os textos legais mostra-se adequada, pois a análise genealógica proposta tem como vantagem a percepção de que o fenômeno que se pretende analisar não aparece em um momento mágico na história; ao contrário, o pensar sobre o fato social da maneira como ele é concebido hoje é o mesmo que observar um rio que, ao percorrer a História, recebe água dos mais variados afluentes ideológicos.
A pesquisa genealógica, como nos diz Foucault (1979), antes de se prestar para indicar a origem dos fatos, apresenta as circunstâncias que propiciaram não o surgimento, mas a eclosão de um modus. Este agir já se fazia presente mesmo antes de ser constatado. Todavia, é a eclosão, o tornar-se generalizado ou útil para o contexto analisado,