Oa cinco s
Baseado em sua própria elaboração, o Método 5S visa a combater eventuais perdas e desperdícios nas empresas e indústrias; educar a população e o pessoal envolvido diretamente com o método para aprimorar e manter o Sistema de Qualidade na produção.
É importante a alteração no comportamento e atitudes do pessoal. A conscientização dos integrantes da importância dos conceitos e de como eles devem ser usados facilita a implantação do programa.
Deste modo, o 5S auxiliará na reorganização da empresa, facilitará a identificação de materiais, descarte de itens obsoletos e melhoria na qualidade de vida e ambiente de trabalho para os membros da equipe.
Cada fase é intimamente ligada à outra, sendo também um “pré-requisito” para a consolidação da fase seguinte. Uma vez iniciado o processo, fica mais fácil dar continuidade à implantação do método. Consequentemente, haverá consolidação do Sistema da Qualidade e melhoria do desempenho geral no setor.
Os 5 conceitos são:
Seiri: Utilização: Esse conceito estimula colaboradores da empresa a separar o útil do inútil, ou seja, retirar da empresa tudo o que não é mais necessário.
Seiton: Arrumação: Depois que os colaboradores separam tudo o que é necessário, é importante organizar corretamente, de forma que todos os itens possam estar sempre a mão quando necessário.
Seiso: Limpeza: O local sempre limpo estimula a conservação. É importante que os colaboradores participem desta etapa para que seja uma obrigação de todos a manutenção do local sempre limpo.
Seiketsu: Padronização: Todos os objetos e hábitos devem ser padronizados, os processos devem ser redigidos de forma que todos possam compreender e os objetos marcados com recursos visuais para facilitar a pesquisa.
Shitsuke: Autodisciplina: É importante na implantação dos cinco “S”, que todos os colaboradores da empresa tenham ciencia de suas responsabilidades. Esse é o objetivo principal para que o projeto tenha