Números Pares
A História Os pitagóricos estudavam à natureza dos números, e baseados nesta natureza criaram sua filosofia e modo de vida.
Vamos definir os números pares de acordo com a concepção pitagórica:
Par é o número que pode ser dividido em duas partes iguais, sem que uma unidade fique no meio, e ímpar é aquele que não pode ser dividido em duas partes iguais, porque sempre há uma unidade no meio
Uma outra caracterização nos mostra a preocupação com à natureza dos números:
Número par é aquele que tanto pode ser dividido em duas partes iguais como em partes desiguais, mas de forma tal que em nenhuma destas divisões haja uma mistura da natureza par com a natureza ímpar, nem da ímpar com a par. Isto tem uma única exceção, que é o princípio do par, o número 2 que não admite a divisão em partes desiguais, porque ele é formado por duas unidades e se isto pode ser dito, do primeiro número par, 2.
A Sequência
A sequência dos números pares consiste em uma ordem regida por dois em dois números que também enquadra o numeral 0, onde o número pode ser dividido em duas partes iguais sem que alguma unidade sobre.
“Um número é par quando termina em 0, 2, 4, 6 ou 8.” ¹
Uma Curiosidade
Na antiguidade, os gregos, principalmente os Pitagóricos (discípulos de Pitágoras), chamavam os números pares de “fêmeas”.
Atividades Encontre o valor de A e B, para que ''an'' seja sempre resultante em par:
Exemplo:
a.n b
8.n = 2 a1= 8.1 = 4 a2 = 8.2 = 8 2 2
Agora, faça você mesmo até os sete primeiros termos:
a.n+b=
Para finalizar, qual seria o oitavo termo? Justifique.
Citação
“Os Números são a única linguagem universal.” Nathanael West
Conclusão Ao fim deste trabalho sobre os números pares é notável que a Matemática vai muito além de contas exatas. A Matemática tem sua história, sua filosofia e seus grandes estudiosos conhecidos e