NÙCLEO INTERFÀSICO
AGLAUB BARROS OLIVEIRA
EMANOELE FREITAS NOVAIS
PAULIANA DOS ANJOS DA CONCEIÇÃO
WILCILENE COSTA RIBEIRO
ORLANDO MARANHÃO PIMENTEL JÙNIOR
NÙCLEO INTERFÀSICO
Itaituba – PA
2012
RESUMO
A forma do núcleo é bastante variada dependendo do tipo celular. No entanto, a forma do núcleo, normalmente, acompanha a forma da célula. Habitualmente apresenta forma esférica .Células prismáticas possuem núcleo alongado e nas pavimentosas ele é achatado. Normalmente as células eucariontes possuem apenas um núcleo, sendo, portando, uninucleadas, entretanto, podem existir células, com dois (paramécio, hepatócitos e condrócitos de mamíferos) ou vários núcleos (fibra muscular estriada esquelética), sendo ditas respectivamente, binucleadas e multinucleadas ,plurinucleadas. Observa-se ainda a ocorrência de massas multinucleadas formadas a partir de dois processos básicos: sincicio e plasmódio. No sincicio há a fusão de varias células uninucleadas que perdem suas membranas para forma uma massa multinucleada. Podemos citar como exemplo a fibra muscular estriada esquelética e no tecido ósseo, os osteoclastos. O Nucléolo e uma estrutura normalmente esférica e muita eletrodensa , com cerca de 1 a 3 micrômetros de diâmentro.
3
DESEVOLVIMENTO
NÚCLEO INTERFÁSICO
O Núcleo: Caracteríticas Gerais
Uma célula bacteriana, por não possuir carioteca o envoltório nuclear, é classificada como procariótica. Células de animais e vegetais, que possuem núcleo individualizado e delimitado pela carioteca, são eucarióticas.
Além de carioteca, o núcleo celular possui, em seu interior, substâncias específicas para as funções que executa: DNA, RNA, proteínas, etc.
Chamamos de intérfase o