Nível de vida e justiça social
Ano lectivo 2010\2011
Docente: Jorge Borges
Disciplina: Economia
Nível de Vida e Justiça Social
Introdução
Este trabalho vai ser executado no âmbito da disciplina de Economia de 11º Ano. O trabalho , surgiu com o propósito da aprendizagem do tema “Nível de Vida e Justiça Social”. Neste trabalho iremos fazer uma breve análise do tema, focando os tópicos com maior importância, e que mais nos interessam para a aprendizagem e compreensão deste. Iremos também utilizar gráficos, quadros, noções com a sua respectiva análise de modo que nos permitam conhecer as evoluções e reduções sobre os subsectores. Ou seja iremos conhecer as prioridades atribuídas pelo tema. Com este trabalho pretendemos ficar com uma visão real do “Nível de Vida e Justiça Social”. No trabalho vamos incluir um enquadramento teórico seguindo-se de uma análise dos conteúdos teóricos.
Esperamos que aprecie o nosso trabalho.
Índice
I Capítulo - Indicadores de Nível de Vida e de 4 Desenvolvimento em Portugal, na RAM e na UE
I Capítulo – Indicadores de Nível de Vida e de Desenvolvimento em Portugal, na RAM e na UE
1 - Taxa de Natalidade
O que é a taxa de natalidade?
É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e o número de habitantes. Obtemos essa taxa tomando os nascimentos ocorridos durante um ano, multiplicando-se por 1000 e dividindo o resultado pela população absoluta, ou seja:
Podemos observar no quadro anterior que de 2003 a 2009 o número de nados-vivos diminuiu, passando de 112 515 para 99 491 em Portugal, tal como a taxa bruta de natalidade que também esteve muito constante mas sempre com uma pequena diminuição, excluindo 2008 com o valor de 9,8, em 2003 obteve o valor de 10,8 passando assim, em 2009, para 9,4.
Visualizamos no quadro antecedente que na União Europeia, dos 27 países, a Taxa bruta de natalidade é sempre