Nível de fermi
INTERFERÊNCIA CONSTRUTIVA: quando ocorre o estado de repulsão entre orbitais, há a superposição das funções de ondas, provocando um aumento de energia.
DIPOLO DIELÉTRICO: nome dado a duas cargas –q e +q a uma dada distância.
MOMENTO DE DIPOLO: é a relação entre a carga (q) e a distância (l). Indica o quanto de dipolo existe mantendo as cargas a uma dada distância entre elas. Deve ser indicada pela letra µ a seta indica o sentido da polaridade (deve ser do pólo negativo para o pólo positivo, situação contrária a definições antigas). µ = q . l q+ µ q-
PERMISSIVIDADE NO VÁCUO: ɛ0 influência do vácuo na força de atração ou repulsão existente entre cargas.
PERMISSIVIDADE RELATIVA: ɛr também conhecida como “constante dielétrica” influência de um determinado meio (material) na força de atração ou repulsão existente entre cargas.
PERMISSIVIDADE DO MEIO: ɛ é a relação entre ɛ0 e ɛr. ɛ = ɛ0 . ɛr .
Avalia a influência dos meios na força de atração ou repulsão existente entre cargas. Determina uma média entre um meio conhecido e o vácuo.
POLARIZABILIDADE: diz respeito a influência que a nuvem eletrônica de uma molécula sofre frente a um campo. Depende do número de elétrons contidos na molécula e da força que os núcleos (da própria molécula) exercem na atração destes elétrons. Uma alta polarizabilidade indica que há elevada distorção da nuvem eletrônica da molécula frente a um campo. Por exemplo: se o número de elétrons é pequeno e a atração dos elétrons pelos núcleos é forte, haverá baixa polarizabilidade. A nuvem está muito presa na própria molécula (distorce pouco).
ANÁLISE SE UMA MOLÉCULA É POLAR OU APOLAR: é mais importante analisar a simetria da molécula formada do que verificar se a molécula é formada por átomos diferentes.