Níveis e modalidades de educação e de ensino
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - PARFOR
ANA CLÉIA NOGUEIRA DE SOUZA LOBATO
DANIELLE DIAS QUARESMA
LEDIR DE SOUZA DOS SANTOS
MARIA IRENE SANTOS DA SILVA
SUELI DE MIRA CORDEIRO
A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL DO PAÍS.
MACAPÁ
2013
Podemos perceber um legado arquitetônico artístico colonial, no Brasil, através de conjuntos e monumentos, hoje tombados como patrimônio público. Estes são de suma importância para a nação brasileira, pois através destes passamos a conhecer um pouco mais da nossa história e ter contato com nossas origens e por desconhecermos parte de nossa história é que nós e muitos especialistas buscamos estudar esse período da história brasileira.
O período colonial se divide em dois: o Maneirismo e o Barroco. O primeiro, no que refere à arquitetura, se manifesta nas formas simples com posições retilíneas, volumes compactos, sem ornamentos exagerados, causando assim uma sensação de simplicidade. O segundo é caracterizado pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes e teatrais, pelo uso de contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, pela exploração de efeitos dramáticos de luz e sombra, e pela integração entre a arquitetura e a pintura, a escultura e as artes decorativas em geral. Os elementos Barrocos vistos separadamente podem estar inscritos em vários tempos, mas sua visão política, econômica e social, constitui uma única realidade. Portanto, o Barroco vai além de um estilo visual, é uma cultura, onde ele está presente desde a vida social até a obra humana.
-----------------------
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e serve como requisito avaliativo parcial para a disciplina História da Arte Brasileira I, sob a orientação da Profª Eloane