Níveis de linguagem
São Paulo
2012
ALUNO
NÍVEIS DE LINGUAGEM
Trabalho apresentado ao colegiado da Universidade Estácio como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Análise Textual.
São Paulo
2012
NÍVEIS DE LINGUAGEM
Os níveis de linguagem dizem respeito ao uso da fala e escrita em uma determinada situação comunicativa. O emissor e o receptor devem estar em concordância para que haja entendimento. Assim sendo, cada ocasião exige uma linguagem diferente.
Temos uma norma que rege a língua escrita que é a gramática. No entanto, a fala não se trata de uma convenção, mas do modo que cada um utiliza esse acordo. Portanto, a língua falada é mais desprendida de regras, e, portanto, mais espontânea e expressiva. Por este motivo, está suscetível a transformações, diariamente. Assim, a mudança na escrita começa sempre a partir da língua falada e, por este motivo, esta é tão importante quanto à língua escrita. Contudo, não é toda alteração na fala que é reconhecida na escrita, mas somente aquelas que têm significação relevante à sociedade.
A linguagem, por conseguinte, deve estar de acordo com o contexto em que o emissor da mensagem e o destinatário se encontram. Claro, porque você não conversa com um amigo da mesma forma que conversa com o diretor ou com este do mesmo jeito que com os pais. Então, para cada situação linguística, há uma linguagem adequada. Muitos fatores influenciam na maneira como determinado indivíduo fala: idade, sexo, grau de escolaridade, local de trabalho, cargo que ocupa, local onde estuda, local onde mora, profissão, o caráter, a criação, as amizades, a família de modo geral. Os níveis de fala compreendem o modo como o falante se manifesta nas diversas situações vividas.
-LÍNGUA CULTA
-Língua Literária e Poética
Apresenta as características da língua cuidada, mas assume