Níveis de Danos de Vírus
Integrantes:
Amanda Seccato
Mariana Carla Nucci
Priscila Pinheiro
Faculdade de Ciências Gerenciais (FCG)
2º ADM. A
Professor: Vanderlei Iene
Níveis de Danos de Vírus
Introdução
O que é Vírus?
Na tecnologia da informação, denomina-se vírus devido à proporção deste programa causar doenças infecciosas. Podemos classifica-los em três níveis, sendo eles:
Nível 1 - aborrecedor:
Exemplo: Happy 99 (W32/SKA):
W32/SKA, também conhecido como "happy99.exe", não causa os mesmos danos dos vírus mais comuns, como modificar ou apagar arquivos, ou mesmo travar a máquina. Porém passa a enviar mensagens de correio eletrônico e de grupos de discussão sem a autorização do usuário. Os riscos vão desde a divulgação de informações sigilosas até lentidão na rede e panes em servidores de e-mails.
Estratégia para combater este vírus:
Primeiramente, é necessário evita-lo prestando bastante atenção nas mensagens que chegam por e-mail. Caso alguma mensagem com arquivo anexo chamado "happy99.exe" chegue ao correio eletrônico, simplesmente ignore-o e apague-o.
Programa antivírus:
Kaspersky Internet Security – multidispositivos 2014.
Estratégia de segurança:
O Happy99 faz uma cópia do arquivo Wsock32, não tendo necessidade de reinstalar o Windows. Para recuperar esta cópia de segurança, devem-se seguir os passos: abrir a pasta \windows\system e renomear o arquivo wsock32.dll. Selecionar os atributos “somente leitura” e “sistema”, na página de propriedades deste arquivo. Reiniciar o Windows para carregar a cópia original do Wsock32. O sistema estará totalmente limpo.
Nível 2 - inocente:
Exemplo: Nova versão do Vírus Navidad.exe:
Impede a execução de programas no sistema infectado e aproveita o Outlook Express da vítima para enviar cópias de si mesma. O verme chega ao destinatário como se fosse resposta a uma mensagem que este destinatário tinha enviado ao