Níveis de comunicação
Acontece quando ambos os envolvidos alcançarem perfeita harmonia em compreensão, profundidade e satisfação emocional. Normalmente existe uma experiência culminante ou algo profundamente pessoal relacionado.
Exemplo: a confiança entre os indivíduos é tão grande, que se sentem a vontade para abrir os seus maiores segredos ou sentimentos. Divide sua experiência a ponto do outro individuo ter empatia com o tema e também compartilhar suas experiências também, a ponto de dividirem os sentimentos.
NÍVEL 2: SENTIMENTOS E EMOÇÕES
Descreve o que está a acontecer dentro de si, como se sente em relação a uma situação. Você verbaliza sentimentos de frustação, ressentimento ou felicidade.
Exemplo: “Fico chateada quando as pessoas me tratam rudemente.”
NÍVEL 3: IDEIAS E OPINIÕES
Tem início a intimidade, pois começa a expor seus próprios sentimentos, pensamentos e opiniões. Se sente livre para se expressar e verbalizar as suas ideias pessoais.
Exemplo: “Na minha opinião os alunos deveriam ter o foco em estudar e não em cuidar da vida dos outros.”
NÍVEL 4: COMENTÁRIOS SOBRE OUTRAS PESSOAS. É O QUE CHAMAMOS DE FOFOCA
Há uma troca de informações que não são seguidas de comentários pessoais. Você conta aquilo que você ficou sabendo, mas não revela como se sente acerca do assunto.
Exemplo: Duas pessoas que se encontram e começam a falar sobre uma terceira pessoa que não está presente. “Nossa, você ficou sabendo que fulano vive falando mal de ciclano”
NÍVEL 5: CONVERSA CLICHÊ
A conversa é superficial.
Exemplo: Quando dois desconhecidos ou com pouca intimidade se encontram no elevador. “Nossa como tá frio hoje! Será que amanhã esquenta um pouco?” ou “Será que vai chover?”.
HIPÓTESES DOS POSSÍVEIS PROBLEMAS NA INTERAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS:
Uma pessoa acredita que tem intimidade suficiente com a outra a ponto de abrir seus sentimentos e emoções, como falar sobre como anda seu relacionamento com o namorado, mas a outra pessoa não