NÍVEIS DE APLICAÇÃO
Em diversas doenças dispomos de vários métodos situados em um único nível de prevenção (p. Ex: Flúor na água de abastecimento; dentifríciofluoretado; verniz fluoretado; bochechos com solução fluoretadasãotodas medidas de segundo nível de prevenção.) Como, onde e em quem vamos aplicar as medidas preventivas???? Logo, níveis de aplicação são níveis onde determinamos o tipo de ação exigida para a utilização dos níveis de prevenção
Ação coletiva: medidas favoráveis para todos, um grupo.
1º Nível de aplicação:
Ação governamental ampla: é ação para programas de grande envergadura tais como: melhorar o nível da população e geralmente tem implicações socioeconômicas e exige ação coordenadas de todo o governo da nação. Ex: programa nutrição.
Exige a ação coordenada de todas as unidades governamentais no sentido do desenvolvimento socioeconômico. Problemas de saúde coletiva que exigem programas de grande envergadura estão neste nível. Tenciona-se a melhoria do nível de vida das populações. Relaciona-se com o primeiro nível de prevenção. Ex: PAC e programas sociais
Odontologia Preventiva e Comunitária - Níveis de prevenção
►Preventiva - Níveis de prevenção:
Período pré patogênico: interação preliminar entre agente e hospedeiro, sem que o homem seja atingido por estímulos intensos para provocar alteração na sua estrutura física e psíquica.
Fase pré-patogênica:
Inespecífica: Interface no inicio de cada doença, quebra do equilíbrio, depende agentes potenciais, de fatores ambientais e das condições do individuo. obs: quebra do equilibro , início da doença.
Específica: depende de fatores ambientais que favoreçam o aparecimento de determinada doença/ produção de estímulo. Ex: inalação de chumbo. obs: depende apenas de estímulo específico no caso ambiental.
Período patogênico: inicio da ação de estímulos produtores de alteração físicas ou psíquicas do homem e termina