Níqueldimetilglioxima
820 palavras
4 páginas
1 FUNDAMENTOS TEÓRICOSO ponto de ebulição é a temperatura à qual a aplicação de mais calor a um líquido não provoca qualquer aumento de temperatura e o líquido se converte em vapor. O sistema utilizado para a determinação do ponto de ebulição é uma "técnica tradicional", e utiliza-se material simples de laboratório. A determinação do ponto de ebulição de um líquido através desta técnica não implica quaisquer fórmulas ou equações, mas apenas a construção de um gráfico a partir dos diversos valores registados (3).
O íon níquel precipitado, agregando-se uma solução alcoólica de dimetilglioxima e uma solução ligeiramente ácida e quente de um composto de níquel e depois agregando um leve excesso de solução de amoníaco. Lava-se o precipitado e determina-se como níquel dimetilglioxima [Ni(H7C4N2O2)2] depois de seca-lo entre 100 e 120°C .
O Níquel é um metal branco prateado, dotado de qualidades significativas à utilização industrial, como por exemplo, a ductibilidade (propriedade física de um material de suportar deformação plástica sob a ação de uma de terminada carga, sem o risco de fratura ou rompimento), ou então a maleabilidade (capacidade de ser moldado por deformação). O níquel é um material de grande resistência mecânica à corrosão e à oxidação, possuindo ainda um sistema de oxidação isométrico (ou seja, uma forma disposta que apresenta distância igual entre seus mais diversos pontos). Seu peso específico é de 8,5 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 1453 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 58,68. Seu número atômico é 28, valendo ao níquel um lugar entre os denominados “metais de transição“ na tabela periódica dos elementos químicos.
2 FLUXOGRAMAS
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Realizou-se a pesagem do cadinho de vidro até peso constante e a média obtida foi de 38.3567g, a pesagem da amostra teve o peso de 0,3030g, devidamente transferida